quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AULA DE FRAÇÃO COM CHOCOLATE



Na EE. Dirceu Dias Carneiro os alunos do 6º ano A participaram de uma aula diferente e muito saborosa... aprenderam o conceito de fração usando chocolate.


Uma aula com sabor e cheiro diferenciados. Assim foi a aula de Chocomática dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. No início da segunda etapa letiva de 2011, os estudantes participaram de uma aula com gostinho especial. Para aprenderem o conjunto dos números racionais, os alunos utilizaram barras de chocolate para incrementar o aprendizado das lições de matemática.


Organizados pela professora de matemática Eliane Cristina Mogentale, os alunos, divididos em grupo, receberam um roteiro com questões para serem resolvida. No entanto, na prática, a garotada precisou solucionar os exercícios utilizando barras de chocolate.


“Ficou fácil e gostoso aprender dessa maneira. Os alunos puderam realizar as operações matemáticas utilizando um material concreto. Desta forma, facilitou o entendimento de cada questão”, explicou a professora Eliane Mogentale.


No final da aula, os alunos compartilharam seus chocolates com os colegas de classe e com os funcionários da escola. Neste momento, aprimoraram ainda mais a leitura das frações e dos números decimais.


Foi uma aula muito gostosa !!! Huuummmm !!!
Parabéns Professora Eliane, isso que é investir na aprendizagem dos alunos.

3 comentários:

  1. Adorei sua ideia... Tem como você me passar o roteiro dessa aula?! Queria muito fazer com meus alunos!!!1

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafaella!!
    Bom, todos sabemos que chocolate é uma "coisa" bem prazerosa, então logo que você pedir para seus alunos levarem para a aula 1 chocolate qualquer eles já vão adorar...rsrs
    Tenho um roteiro simples:
    * pedir 1 chocolate ( uma dica é o sulflair, que já vem dividido em pedacinhos;
    * definir fração e para que serve;
    * com o chocolate inteiro definimos denominador e com os pedacinhos que eles comem ou a sobra definimos numerador.
    E daí, você pode acrescentar o que julgar importante para a boa aprendizagem dos seus alunos.

    Boa aula!!
    Obs: a professora ganha uns chocolatinhos viu, rsrs

    ResponderExcluir